Quais são os principais portos do Brasil?

Quais são os principais portos do Brasil? É o que vamos ver ao longo deste artigo, sendo estes essenciais para a economia em nosso país. 

Os postos brasileiros recebem e enviam embarcações para todo o mundo, milhares cargas passam pelos portos diariamente. 

Em 2021 teve um aumento de 34% para exportações e 38,2% para importações, mesmo com a pandemia que vem crescendo a cada dia. 

Listamos aqui os principais para que você possa conhecer melhor esse meio de transporte de cargas e de pessoas.

Principais portos do Brasil

Chegou a hora de conferirmos os principais portos do Brasil, para quem trabalha com logística de importação e exportação é importantíssimo conhecer os principais. 

Os principais portos do Brasil estão listados conforme movimentação levando em consideração fevereiro/2022, as informações detalhadas podem ser pesquisadas no ANTAQ que é a Agência Nacional de Transportes Aquaviários. 

Porto de Santos

Entre os principais portos do Brasil temos o de Santos, o mais importante do país sendo o maior da América Latina. 

No interior de São Paulo, desde a fundação ganharam destaque quanto a sua logística e capacidade de movimentação. 

Todos os tipos de mercadoria são transportados através do Porto de Santos, desde bebidas a alimentos, metalurgia e madeira etc. 

Por ser considerado um dos principais portos do Brasil está em constante manutenção, sua infraestrutura é pensada nas mudanças tecnológicas, de forma a aprimorar para que cada vez mais possa transportar mais coisas. 

Além disso, o Porto de Santos possui terminais para armazenamento de cargas.

Para se ter uma ideia da capacidade deste porto, em 2021 foram 95 milhões de toneladas que chegaram no porto vindo de embarcações de diversos países. 

O Porto de Santos tem um peso enorme na economia do Brasil, colaborando também com o mercado mundial, além de ser um grande gerador de empregos, uma vez que contrata mão de obra de praticamente todas as áreas. 

Porto de Itaguaí 

No Sul do Rio de Janeiro, assim como o de Santos é um dos principais portos do Brasil, se destaca pela exportação em grande escala de minério. 

Com grande potencial de crescimento, hoje conta com uma área de 7,2 milhões de m², sendo referência na integração dos transportes ferroviário e carga rodoviária. 

Vem crescendo cerca de 20% de um ano para o outro quanto a movimentação de cargas, em 2020 transportou cerca de 45 milhões de toneladas. 

Entre os produtos transportados temos: minério de ferro, cargas de contêineres e produtos siderúrgicos. 

Porto de Paranaguá

Chegou a fez Sul ser representado através dos portos, Paranaguá está no Paraná, ocupando o terceiro lugar quanto a movimentação de cargas em 2021.

Sua área total é de 4,2 milhões de m², O Porto de Paranaguá e o de Antonina, também no Estado, dão suporte ao Paraná. 

Paraná em números fica bem perto do porto de Itaguaí, por isso também está entre os principais portos do Brasil. 

Já foi o segundo do Brasil, em 2020, porém em 2021 perdeu sua colocação para o Porto de Itaguaí. 

Gigante quanto a sua movimentação, atende a vários setores entre eles: agroindústria no transporte de grãos, madeira, alimentos, produtos químicos e mecânica. 

Porto de Itaqui

O Porto de Itaqui está na Baía de São Marcos, no Maranhão. Em metros quadrados é maior do que muitos outros portos perdendo apenas no quesito movimentação, mesmo assim ocupa a posição 4 entre os principais portos do Brasil. 

Não menos importante, Itaqui ganha destaque pela integração de transportes facilitando o escoamento da carga para outras regiões do país. 

Em 2021 movimentou cerca de 27 milhões de toneladas, é um grande porto sendo o maior exportador de soja do Brasil, exportando também grandes quantidades de celulose, estruturas metálicas e máquinas. 

Porto do Rio Grande

Pelo nome já sabemos que está localizado no Rio Grande do Sul, além de atender o Rio Grande dá suporte ao Estado vizinho de Santa Catarina e Uruguai, Paraguai e Argentina. 

Um dos principais portos do Brasil é o do Rio Grande por sua movimentação e por cultivar relações internacionais com integrantes do Mercosul. 

No ano de 2021 este porto cresceu 12% em suas movimentações, tanto em importação quanto em exportação, foram em média 24 milhões de toneladas que passaram pelo Rio Grande. 

Entre as mercadorias transportadas estão o transporte de grãos, agroindústria, produtos de mecânica e de indústrias químicas. 

Porto de Suape

Em Pernambuco interligando várias rotas marítimas, estando próximo a aeroportos e ferrovias, o forte do Porto de Suape é o transporte de combustíveis e derivados, sendo o maior porto da região nordeste em contêineres transportados. 

Em 2021 teve um crescimento de 14% ocupando o número 6 entre os principais portos do Brasil, são mais de 18 milhões de toneladas transportados todo ano.

Porto de Vila do Conde

Está localizado na região do Pará, de extrema importância, sua área total é de 3,7 milhões de m², tendo possibilidade de expansão. 

Ocupa o número 7 nos principais portos do Brasil, no ano de 2021 cresceu 5%, diversas cargas são transportadas através deste porto. 

Entre os produtos transportados damos destaque para: minerais e derivados, líquidos, contêineres e produtos da agroindústria. 

Porto de São Francisco do Sul

No litoral de Santa Catarina, o Porto São Francisco do Sul é o maior do Estado. No ano de 2021 teve um crescimento de 11% comparado ao ano anterior. 

Entre vários produtos transportados os principais: containers, minerais e sólidos agrícolas. 

Porto de Santarém

O Porto de Santarém está no Pará, sua área é de 498 mim m², bem estruturado com ótimos terminais de carga. 

Diferente dos outros portos citados que tiveram aumento, o de Santarém teve uma queda de 30%, e mesmo assim continua sendo um dos principais portos do Brasil. 

Foram em média 9 milhões de toneladas transportadas, entre vegetais, fertilizantes, cargas líquidas de petróleo e derivados. 

Porto do Rio de Janeiro

A Capital fluminense está na Baía de Guanabara, conta com 15 pátios sendo 18 armazéns, por onde passam produtos dos mais diversos tipos, como de indústria metalúrgica, mecânica e química. 

Mas do que conhecer os portos, você ficou sabendo dos principais, espero que tenha gostado, até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.