Para que serve o alumínio?

Você sabia que este metal é o mais farto do planeta? Mas, para que serve o alumínio? É o que vamos falar ao longo deste artigo.

No entanto, apenas em 1824 que Hans Christian Oersted isolou o alumínio que é como encontramos hoje. 

Quanto a pergunta: para que serve o alumínio? Diversas são as aplicações, nos dias atuais é quase que impossível viver sem ele. 

Pode ser aplicado em peças de carro, janelas, panelas, equipamentos eletrônicos, latinhas de bebida entre tantos outros. 

Um dos pontos positivos do alumínio é que pode ser reciclado gerando renda para muitas pessoas, após a reciclagem novos produtos são confeccionados.

No Brasil é mais comum encontrarmos a reciclagem de latinhas, cervejas, refrigerantes e sucos, e o mais legal é que a reciclagem ajuda na preservação do meio ambiente. 

Obtido do minério bauxita, a extração do alumínio e de outros minérios embora sejam de utilidade mundial, provocam impactos no solo e nos corpos hídricos. 

A extração ocorre refinando a bauxita que se torna em pó branco, a alumina, logo após a alumina vai para o processo eletroquímico, onde se torna alumínio. 

Para que serve o alumínio? 

Para que serve o alumínio? Sua utilidade vai muito além do que imaginamos, desde a estrutura de aviões a automóveis, embalagens, panelas, janelas, bicicleta, latas e muitos outros, se pararmos para pensar vamos começar a enxergar o alumínio nos mais diferentes produtos e objetos.  

Além de toda serventia, o alumínio com outros materiais se torna isolante, pois possui função de barreira impedindo que microrganismos entrem, como ar e luz, um exemplo disso é o papel alumínio.  

Dentre as principais características do alumínio sabemos que é abundante, possui resistência, condutividade elétrica e leveza, fatores que contribuem para que seja utilizado na construção de automóveis, navios, pontes etc. 

Para que serve o alumínio? Ele também é utilizado na construção civil, encontramos em janelas, portas, estrutura para telhado, de sustentação, esquadrias etc. 

Onde encontramos o alumínio na natureza?

O alumínio em si é a transformação do metal, como dito anteriormente é extraído da bauxita, se tornando alumina para então virar alumínio. 

Aqui no Brasil se encontra uma das maiores jazidas de bauxita do mundo, estão no Estado do Pará e Minas Gerais. 

O alumínio é muito leve, portanto, é requisitado em vários tipos de fabricação como já citados acima, e outro fato relevante é a sua resistência contra corrosão. Pertencente ao grupo do Boro da tabela periódica. 

Para que serve o alumínio? Quanto ao fator resistência a explicação é que o alumínio é reativo, o que se dá a passivação. 

O alumínio faz parte das nossas vidas! 

Questões relacionados entre: alumínio e saúde

Muito se é comentado sobre os possíveis riscos que o alumínio pode trazer para nossa saúde. O que se observa é que as pessoas que possuem excesso de alumínio no corpo estão propensas a sofrer alterações crônicas como por exemplo: problemas relacionados ao intestino, ou nas piores hipóteses agravar hemorroidas. 

É comum ainda o inchaço abdominal assim desconforto quanto a má digestão, e seguindo a lista temos: problemas de pele, queda de cabelo, dores nas musculaturas e articulações, e perda de peso.

E como se dá a contaminação? Geralmente através das panelas de alumínio e latinhas de refrigerante, é importante dizer que o alumínio no organismo colabora para descalcificar os ossos, sendo ainda um dos principais fatores para o aparecimento do Alzheimer por ser depositado no cérebro. 

Algumas panelas quando de inferior qualidade podem soltar pequenas partículas de alumínio, além do Alzheimer o alumínio em nosso corpo ainda colabora para o desenvolvimento da doença de Parkinson. 

Benefícios para o ambiente

Agora vamos falar de coisa boa, o alumínio quando descartado, o exemplo mais comum são as latinhas de cerveja, refrigerante e suco por serem descartáveis. 

A vantagem acontece quando são recolhidas para a reciclagem, evitando o contato com o solo, o alumínio leva de 100 a 500 anos até que a decomposição aconteça.

A reciclagem colabora, diminuindo a poluição do solo e água, a reciclagem é indispensável para a nossa saúde e meio ambiente. 

Além dos benefícios ambientais, temos o benefício financeiro onde muitas famílias sobrevivem pela coleta de metais para reciclagem. 

Temos muitas cooperativas espalhadas pelo Brasil, sendo uma alternativa inclusive para quem não conseguiu emprego formal, as empresas de reciclagem também são responsáveis por muitos empregos. 

A reciclagem além desses fatores já citados, possui a vantagem da economia uma vez que reciclar é muito mais em conta do que a fabricação do alumínio através da sua matéria prima. 

Da nossa parte cabe o descarte consciente, em locais próprios para reciclagem, faltando este, em algum ferro velho onde as peças também vão para reciclagem.

Fato para nos orgulharmos é que o Brasil se destaca por ser o maior reciclador de alumínio do planeta, aproximadamente 98% do alumínio descartado no Brasil volta para ser reciclado, o que gira em torno dos 360 mil toneladas, é muito alumínio não é mesmo?!

Para que serve o alumínio? Para tanta coisa, já demos vários exemplos aqui, mas importante do que a serventia é o seu descarte, vamos colaborar com o meio ambiente.

Em resumo

O alumínio é 100% reciclável, precisamos aumentar cada vez mais nossa consciência não apenas reciclando o alumínio, mas outras coisas como o plástico.

O alumínio possui muitas utilidades sendo algumas essenciais para nossas vidas, como transportes, utensílios domésticos e construção. 

Quando descartado gera empregos e protege o meio ambiente de contaminações, a reciclagem gera economia para as empresas. 

O alumínio recolhido passa por um processo onde são derretidos e transformados em lingotes, daí são vendidos para as fábricas a fim de criarem novos produtos. 

Somos o país que mais recicla no mundo, continuemos assim! Espero que tenha gostado de saber para que serve o alumínio, ficamos felizes por ter chagado até aqui, até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.