8 Estratégias de Marketing Inteligentes para as Escolas

As estratégias de marketing e comunicação que funcionavam para a sua escola, podem não ser tão bem-sucedidas porque a paisagem mudou completamente.

Os seus planos precisam de ser adaptados, reimaginados, ou mesmo eliminados por completo para satisfazer as novas expectativas das famílias de hoje. 

Compreender as Novas Expectativas “Líquidas” das Famílias

O que são expectativas líquidas? A forma mais simples de definir “expectativas líquidas” é que as expectativas da experiência do cliente se infiltram de uma indústria para outra.

Como escolas, pensamos frequentemente em como o nosso marketing se compara aos nossos concorrentes diretos – a escola privada, charter ou pública ao longo do caminho.

Mas agora, as famílias já não estão a comparar a sua escola apenas com os seus concorrentes diretos.

Estão a comparar a experiência online da sua escola com toda e qualquer experiência online que tenham tido – mesmo aquelas com marcas como a Amazon e a Netflix.

Após um ano a fazer quase tudo virtualmente, as expectativas são elevadas em toda a linha.

Se a mãe puder encomendar um carro novo em três cliques online, então ela deve ser capaz de encontrar o calendário da sua escola com menos esforço. E se o pai pode assistir a qualquer jogo desportivo que queira na Internet, sempre que quiser, quer definitivamente ver os eventos dos seus filhos em direito.

Em todo o quadro, as vossas famílias esperam mais das experiências em linha, incluindo a vossa escola. São mais difíceis de impressionar e mais difíceis de agradar do que nunca – e as estratégias de marketing da vossa escola precisam de refletir isso. 

Ao olharmos para este ano e para o futuro, é importante para as escolas investir tempo, orçamento, ou recursos nas oito estratégias de marketing seguintes:

1. Refazer o Website

Há muita investigação da indústria que nos diz que um website mal concebido pode ser o calcanhar de Aquiles da maioria das marcas. 

Uma má experiência no website – especialmente em celulares – pode prejudicar a sua reputação e levar a uma diminuição do compromisso, do tráfego do site, e muito mais. 

Considere estas estatísticas:

  • 79% das pessoas que não gostam do que encontram num site voltarão atrás e procurarão outro site
  • 52% dos utilizadores dizem que uma má experiência móvel os tornou menos susceptíveis de se envolverem com uma empresa
  • Os utilizadores móveis têm 5 vezes mais probabilidades de abandonar uma tarefa se um site não estiver optimizado para celular
  • 40% dos visitantes do site sairão se o site demorar mais de três segundos a carregar, e 47% dos visitantes esperam que o seu site seja carregado em apenas dois segundos. 
  • 94% das primeiras impressões estão relacionadas com o design. (E como este artigo do ISM sugere – “as primeiras impressões do website são como entrevistas de emprego, só se obtém uma”).

Sabemos que o lançamento de um novo website é muito trabalho para o fazer corretamente. Mas antes de investir tempo, orçamento ou esforço em qualquer estratégia de marketing, é necessária uma base sólida.

Se o website atual da sua escola tem algum dos itens abaixo está na hora de refazer seu site:

  • O website tem 3 anos ou mais
  • O website é reativo, mas não é responsivo
  • O website “parece velho” em comparação com os concorrentes diretos e as grandes marcas
  • O seu website é difícil de navegar

2. Melhore a sua estratégia de motor de busca

A estratégia do motor de busca de cada escola tem três elementos principais:

  • Optimização de motores de busca
  • Publicidade paga por clique (PPC)
  • Depoimentos Online

Dependendo dos objetivos da sua escola a curto e longo prazo, poderá ter de investir em uma, duas, ou todas as três estratégias essenciais dos motores de busca.

Optimização de motores de busca (SEO)

SEO é uma longa peça para a qual muitos comerciantes escolares não têm tempo nem recursos.

Requer pesquisa de palavras-chave e implementação através das etiquetas de título do seu site, meta-descrições, conteúdo de página, e na maioria dos casos, a criação de um bom blog.

E porque os resultados muitas vezes não são tão instantâneos como um anúncio pago, muitos marqueteiros escolares colocam SEO em segundo plano. (Muitas vezes, a implementação de uma estratégia de SEO pode levar muitos meses a colher benefícios devido ao tempo que o Google demora a rastejar e a recriar as páginas do site). 

No entanto, uma estratégia SEO é essencial para a sobrevivência da sua escola no mundo digital. 

Com 90% de todas as experiências online que começam na pesquisa, e taxas de cliques abismais para quaisquer resultados para além da página um, é muito claro que se quiser que o website da sua escola seja encontrado, precisa de encontrar o tempo e/ou orçamento.

Publicidade Pay Per Click (PPC)

Os anúncios PPC são uma poderosa ferramenta de publicidade digital que pode utilizar para ajudar a gerar mais consciencialização e tráfego do website para a sua escola.

Se o website da sua escola não estiver bem classificado no Google e não tiver tempo de esperar para desenvolver a sua estratégia de SEO, pode também optar por uma estratégia de publicidade paga que o pode colocar no topo da página 1 quase imediatamente.

Depoimentos Online

As Depoimentos são agora a primeira impressão da sua escola, e se não tiver uma revisão de quatro ou cinco estrelas, poderá nunca sequer ganhar um clique para o seu website.

Mesmo antes da pandemia, as análises tinham um impacto direito no tráfego do website de uma escola. E depois de mais de um ano a contar com depoimentos para tudo, elas são uma prioridade mais alta do que nunca:

  • 90% dos consumidores leem depoimentos antes de visitarem uma empresa.
  • 84% das pessoas confiam tanto nos depoimentos como numa recomendação pessoal.
  • 65% das pessoas vêm depoimentos como a fonte de informação mais fiável sobre pessoas e empresas. Trata-se de um nível de confiança mais elevado do que qualquer outra fonte online ou offline.

3. Construir fluxos de trabalho de e-mail

O ano académico de 2020-21 foi um dos anos mais movimentados de sempre para os profissionais da escola, com um grande esgotamento ainda persistente.

Se procura formas de recuperar o tempo no seu tempo, melhorando ao mesmo tempo a sua estratégia de e-mail marketing, os fluxos de trabalho por e-mail são um óptimo local para começar. 

Os fluxos de trabalho de correio electrónico – também frequentemente referidos como uma “campanha de gotejamento de correio electrónico” ou “correio electrónico automatizado” – são um elemento básico da estratégia de marketing de entrada de uma escola. Um fluxo de e-mail marketing é um conjunto de e-mails que são automaticamente enviados com base nas informações de contacto, comportamento, ou preferências do subscritor.

Por exemplo, um fluxo de e-mail pode ser desencadeado por um contato que submeta um formulário, mas também pode ser desencadeado pelo ano de inscrição ou persona de um dos pais.

Estas mensagens de e-mail de configuração e esquecimento são comprovadamente capazes de lhe poupar tempo e aumentar o envolvimento de correio electrónico. Podem ser utilizados para quase todos os fins, incluindo: 

  • Acolher famílias recém-inscritas
  • Nutrir famílias em perspectiva que perguntaram recentemente
  • Novas faculdades e pessoal a bordo
  • Relembrar aos membros da comunidade os próximos eventos e prazos
  • Promover um evento

Muitas escolas estão a utilizar algum software para construir campanhas de fluxo de trabalho automatizadas que criam automaticamente experiências personalizadas baseadas no envolvimento de correio electrónico.

4. Iniciar um Blog da Escola

Um blog é uma excelente forma de partilhar conselhos, construir uma liderança de pensamento, contar histórias que não estão a ser contadas noutros lugares, elevar as vozes da sua comunidade, criar uma forte biblioteca de conteúdos, e melhorar o seu desempenho orgânico na procura.

Embora um blog escolar não seja de modo algum tão importante como algumas das outras estratégias de marketing desta lista (ou seja, o seu website!), para as escolas que procuram ter um maior controlo das suas histórias em linha, um blogue é um óptimo local para começar.

Antes de iniciar um blogue escolar, pergunte a si próprio:

  • Quem vai escrever o conteúdo do nosso blogue?
  • Onde vai viver o conteúdo do nosso blogue?
  • Como vai ser o nosso processo de edição?
  • Quem é o nosso público-alvo?
  • Quais são os tipos de temas sobre os quais queremos escrever?
  • Temos os recursos para afixar de forma consistente? (Recomendamos pelo menos uma vez por semana).

5. Crie a sua primeira oferta de conteúdo

Para a maioria das escolas privadas, internacionais e charter, a primeira vez que obtêm a informação de um prospecto é através de um formulário de inquérito. Embora os formulários de inquérito sejam excelentes para captar a informação de indivíduos prontos a aprender mais sobre a sua escola, o comportamento do consumidor diz-nos isto: Se estão a inquirir, já fizeram a sua pesquisa e você fez a sua “pequena lista”. Isto significa que sem uma oferta de conteúdo, está a perder uma enorme audiência de indivíduos que ainda pesam as suas opções para a sua “longa lista”.

Uma oferta de conteúdo fornece às famílias em perspectiva algo de valor para ajudar no seu processo de tomada de decisão, tal como um whitepaper intitulado “5 Razões para Frequentar uma Escola Só de Bebés” ou “Como Escolher a Pré-Escola Certa”. Pode também ser uma cópia do livro de visitas da sua escola.

6. Investir em anúncios consistentes e significativos nas redes sociais

Se a sua escola ainda não investiu em anúncios nas redes sociais, agora é a altura certa. As suas possíveis famílias passam muito tempo nos meios de comunicação social, e esta é uma forma inteligente (e acessível) de criar consciência e eventualmente aumentar as matrículas. 

As redes sociais são um grande instrumento publicitário porque:

  • O custo médio por clique é significativamente mais baixo do que os anúncios de pesquisa
  • Pode diversificar o seu alcance com uma variedade de listas e campanhas
  • Há uma variedade de formatos de anúncios para experimentar

Se já fez anúncios nos meios de comunicação social no passado sem sucesso, poderia ter sido um problema com o seu conteúdo publicitário, criativo, audiência ou mesmo objetivo. Por exemplo, promover a casa aberta da sua escola para uma lista que nunca ouviu falar da sua escola vai cair por terra.

Se quiser investir em anúncios nos meios de comunicação social este ano, aqui estão três campanhas inteligentes para começar:

  • Uma Campanha Topo de funil para a Sensibilização: Quer atingir novas audiências? Carregue uma lista de informação demográfica sobre as suas famílias atuais para criar um público semelhante. Para esta campanha, mantenha o conteúdo do anúncio e a luz criativa sem “pitch” de grande impacto. O objetivo aqui é colocar o nome da sua escola à frente de novas audiências.
     
  • Uma campanha a meio do funil para aumentar as conversões: Envolver indivíduos que já tenham visitado o seu sítio web utilizando uma campanha de remarketing do Facebook Pixel. Para este grupo, peça-lhes que se informem ou apliquem.
     
  • Uma Campanha do Fundo do funil para Incentivar a Reinserção: Todos sabemos que o seu trabalho não é feito quando uma família se matricula. Realizar anúncios nos meios de comunicação social às famílias atuais durante a época de inscrição com conteúdo de valor acrescentado, tais como histórias de sucesso estudantil.

7. Consolidar as suas contas nos meios de comunicação social

Enquanto os anúncios pagos podem ajudar o seu funil de admissão a ganhar impulso, uma estratégia consolidada de meios de comunicação social orgânicos pode ajudar no marketing e comunicação em todas as áreas. Se a sua escola está a lutar para gerir uma variedade de contas desonestas no Facebook, Instagram e Twitter que estão desatualizadas ou fora da marca, isto pode ser uma vitória fácil para si!

As escolas devem ter apenas uma Facebook página, uma Twitter, e uma Instagram. Embora o Twitter seja frequentemente visto como a “excepção à regra”, uma vez que tanto as escolas utilizam esta plataforma para que as equipes desportivas e os clubes forneçam atualizações, é essencial que a sua escola mantenha um perfil único no Facebook e Instagram – bem como outros canais como o LinkedIn. 

A consolidação de contas nos meios de comunicação social tem inúmeras vantagens, incluindo:

  • Aumento do tráfego e envolvimento nas páginas primárias da sua escola
  • Tom, voz, marca, e conteúdo consistentes
  • Acesso simplificado a palavras-passe e definições de privacidade
  • Menos comentários para gerir
  • Resenhas on-line simplificadas 

8. Investir mais tempo e recursos em vídeo

O vídeo recebe mais envolvimento do que qualquer outra forma de conteúdo – por isso comece a dar pequenos passos para o integrar nas suas estratégias de marketing para o seu website, meios de comunicação social, e mesmo e-mail.

Se já tem tempo e recursos, há boas notícias para si! Criar vídeo nunca foi tão fácil, e após um ano de ligação através de vídeo de baixa resolução, ninguém espera qualidade a nível de Hollywood.

Se desejar incorporar mais vídeo no seu marketing este ano, considere o seguinte:

  • Comece pequeno! Apontar um novo vídeo nas redes sociais todas as semanas. Pode ser algo parvo – como seguir as recentes tendências Instagram Reel – ou uma promoção para um evento. Ferramentas como Canva e Animoto facilitam a edição de vídeos para qualquer nível de habilidade.
  • Apresentar uma lista de ideias em vídeo. Testemunhos, dicas de professores, e entrevistas fazem vídeos divertidos e envolventes.
  • Investir tempo numa estratégia do YouTube. Se a sua escola está consistentemente a criar vídeos de maior duração, investir no YouTube pode ajudar a aumentar o desempenho de pesquisa orgânica da sua escola.
  • Livestreaming costumava ser um “bom para ter”, mas agora é um “necessário para ter” – mesmo que se esteja a regressar a eventos presenciais. (E se estiver interessado em simplificar os seus esforços de livestream, consulte Finalsite Streaming Services).
  • Recrute a ajuda da sua comunidade. Os estudantes, em particular, são grandes recursos para a criação de conteúdos vídeo.[

Planejamento

As expectativas dos pais são mais elevadas do que nunca, e é essencial que a estratégia de marketing e comunicação da sua escola se adapte juntamente com elas.

Este é o nosso “novo normal”. Quando a sua escola começar a planejar os seus planos de marketing e comunicação para o novo ano letivo, use as ideias deste blog para criar uma lista de “coisas imperdíveis” para garantir que a sua estratégia de marketing e comunicação está preparada para o futuro.

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