TOP 10 ferramentas para aumentar a produtividade do seu negócio

Procurando melhorar a eficiência do seu trabalho ou da sua empresa? Atualmente, existem várias ferramentas para aumentar a produtividade do seu negócio que transformam o seu dia a dia. 

É  natural que gestores e até mesmo colaboradores da empresa, comecem a pensar sobre aumentar o horário de trabalho, quando as demandas começam a atrasar, não é verdade? 

Mas, com certeza, essa não é a melhor estratégia a ser tomada quando pensamos na qualidade de vida dos colaboradores e até na produtividade da empresa.

Afinal, produtividade não é você trabalhar mais horas, mas sim entregar mais dentro das horas trabalhadas. 

Ou seja, é aumentar o volume de entregas, sem reduzir a qualidade, dentro do número de horas que você já trabalha, as famosas 8 horas de trabalho.

Mas, e aí, qual a melhor estratégia para melhorar o dia a dia dentro de uma empresa ou até mesmo a minha capacidade de produção?

Com cada vez mais demandas no dia a dia, maior é a necessidade de otimizar o tempo para tornar seu trabalho mais produtivo, considerando a relação trabalho realizado e tempo gasto. 

A partir dessa necessidade, foram criadas algumas ferramentas, com apoio na tecnologia, voltadas para  aumentar a produtividade do seu negócio. 

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre algumas delas e sobre como elas podem transformar e facilitar o seu trabalho. Continue lendo e confira! 

10 ferramentas para aumentar a produtividade do seu negócio

Quando pensamos em aumentar a produtividade de uma empresa ou negócio não podemos nunca deixar de lado a qualidade. 

Isso precisa ser muito claro quando pensamos em formar uma equipe de trabalho eficiente, que junte o aproveitamento do tempo e qualidade dos projetos. 

A partir desse entendimento, chegou a hora de falarmos sobre as ferramentas para aumentar a produtividade do seu negócio que servem justamente para melhorar a eficiência do trabalho da equipe. Essas ferramentas podem ser direcionadas a diferentes objetivos como:

  • aumentar a produtividade individual de cada colaborador,
  • melhorar a comunicação interna, evitando atrasos e retrabalho,
  • otimizar a gestão de finanças, integrando informações, 
  • facilitar a gestão de projetos para que as informações estejam sempre no local certo, os processos não tenham barreiras e as tarefas estejam dentro do prazo e com alta qualidade, 
  • garantir a automação de marketing para reduzir trabalho repetitivos e permitir que a equipe se concentre em otimizar a estratégia e os resultados alcançados com elas;.  

Para cada uma das 5 categorias acima, listamos 2 ferramentas para aumentar a produtividade do seu negócio.

Bora aprender um pouco mais sobre essas plataformas que vão mudar a qualidade do serviço de sua empresa? Confira então a lista de ferramentas para aumentar a produtividade do seu negócio:

  1. Evernote
  2. Google Calendar
  3. Slack
  4. Zoom
  5. Quickbooks ZeroPaper
  6. Conta Azul
  7. Trello
  8. Pipefy
  9. LAHAR
  10. RD Station Marketing 

Produtividade pessoal

Abrindo nossa lista de ferramentas para aumentar a produtividade do seu negócio não poderíamos falar sobre outras plataformas que não as que melhoram a produtividade pessoal. 

Antes de pensarmos em melhorar o desempenho de uma equipe ou empresa, precisamos pensar em melhorar a nossa produtividade individual ou direcionar os nossos colaboradores a fazerem isso.

Duas das ferramentas que vão auxiliar você a ter uma rotina mais organizada são:  

  • Evernote: é um bloco de notas onde é possível criar checklists, lembretes e arquivos de textos. Te ajuda a organizar em um só lugar informações relevantes sobre seus projetos e sobre seu trabalho no dia a dia. Isso evita que você perca muito tempo procurando informações, links e outros materiais relevantes, que podem ser organizados nessa ferramenta.
  • Google Calendar: uma das principais e mais populares ferramentas para organização do tempo. Ideal para organizar tarefas do dia a dia, sincronizar diferentes agendas, distribuir seus compromissos ao longo do dia e te permitir enxergar se há espaço para mais alguma tarefa, ou se é melhor deixar para semana que vem. 

Comunicação interna

Seguindo nossa lista de ferramentas  para aumentar a produtividade do seu negócio, separamos duas ferramentas que facilitam a comunicação interna entre os funcionários. Isso ajuda muito quando pensamos na eficiência de realizar tarefas importantes.

Aparecendo como uma das opções o Slack é uma ferramenta de bate papo que oferece algumas ferramentas cruciais para uma boa comunicação interna de uma empresa. Entre elas:

  • possibilidade de compartilhamento de arquivos, 
  • notificações personalizadas,
  • organização de conversas por diferentes canais.

O Slack evita que seu time se distraia entrando em canais de mensagens pessoais como WhatsApp. Ao entrar para responder uma mensagem de trabalho, ele pode acabar se distraindo com outras coisas, reduzindo a produtividade do dia. 

A segunda opção de ferramenta que separamos é o Zoom que é uma ferramenta para realizar reuniões a distância

Ele está nessa lista porque em times que trabalham à distância, uma reunião breve pode resolver um problema mais rapidamente que algumas trocas de email, não é verdade? Assim como o Zoom existem outras ferramentas que oferecem serviços bastante parecidos. 

Gestão de finanças

Ao pensarmos em ferramentas para aumentar a produtividade do seu negócio não podemos deixar de falar das ferramentas que vão auxiliar todo o funcionamento de sua empresa, quando o assunto é a saúde financeira.

O controle financeiro da empresa é fundamental para o funcionamento perfeito de tantas outras áreas, logo essa parte merece um carinho especial

Ao escolher as ferramentas alguns processos são facilitados através delas como: 

  1. vincular às contas bancárias necessárias,
  2. gerar faturas de maneira automática, 
  3. rastrear os pagamentos,
  4. emitir nota fiscal, 
  5. controlar fluxo de caixa, 
  6. criar relatórios contábeis.

Tudo isso é feito muito mais rapidamente por meio de ferramentas especializadas. 

Essas são algumas das funções que as ferramentas de gestão financeira vão te auxiliar. As duas ferramentas que separamos como ótimas opções são:  

Gestão de projetos

Uma das principais e mais conhecidas ferramentas para gestão de projetos é o Trello, que possibilita a organização de projetos em uma plataforma totalmente intuitiva e fácil de controlar as demandas

Nela é possível criar listas, enviar lembretes e fazer marcadores para manter atualizadas as demandas necessárias. 

Apesar de existir a versão gratuita também é possível optar pela versão paga na qual existem algumas funções específicas que podem fazer a diferença na produtividade da equipe.    

Aumentar a produtividade da empresa, necessariamente passa por tornar o dia a dia de trabalho mais organizado e fazer um acompanhamento mais eficiente do andamento de cada atividade. Por isso, é impossível ignorar a gestão de projetos dessa lista. 

Outra opção interessante para projetos mais robustos é a Pipefy onde é possível gestores controlarem automaticamente tarefas complexas rapidamente, sem a necessidade de despender uma grande programação.

Automação de marketing

Fechando nossa lista de ferramentas para aumentar a produtividade do seu negócio não podemos deixar de falar sobre o marketing da empresa

O marketing é a alma de qualquer empresa, não é verdade? Ou o que seria de uma empresa sem a interação com o público

Quando pensamos em automatizar o marketing de uma empresa algumas funções são fundamentais como: 

  • gerenciar campanhas de email marketing,
  • criar fluxos de nutrição automáticos,
  • montar relatórios, 
  • segmentar leads, 
  • qualificar os contatos e mais.

Para essas funções existem várias ferramentas que vão servir como parceiros para o seu negócio. Hoje as duas plataformas que separamos para você são:

E aí, gostou da nossa lista de ferramentas para aumentar a produtividade do seu negócio? Com elas você e sua equipe têm muito a ganhar, ao produzir mais, em menos tempo e com qualidade. Tudo isso, reduzindo as horas extras e aumentando a satisfação dos colaboradores!
Este artigo foi escrito pela plataforma Negócios em Mente, que reúne as melhores ferramentas e cursos sobre empreendedorismo, marketing, gestão de projetos e muito mais!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.