Plano de saúde para animais: você já conhece esta modalidade?

Nossos pets são parte importante de nossas vidas. Principalmente quando estamos em um convívio tão íntimo e diário em que eles são companhias importantes.

Muitos gostam de apostar em cursos online de adestramento exatamente para garantir um convívio mais forte e agradável. Enquanto outros delegam esta tarefa para profissionais.

Mas algo que de fato marca um bom dono de pet é o cuidado geral e a responsabilidade que ele tem com seu amiguinho. Principalmente quando falamos de cuidados com a saúde.

Muitos destes cuidados são preventivos, como por exemplo manter o local em que o pet fica sempre muito asseado. Além de utilizar rações de qualidade e promover uma quantidade mínima de atividades durante o dia.

Mas seja seu pet um gato, cachorro, papagaio ou qual for, sempre é possível encontrar doenças, acidentes e problemas que vão necessitar de um cuidado profissional mais intenso.

E acredite, dependendo do caso as despesas podem ser maiores do que a de tratamentos para humanos. Sendo assim, muitos donos de pet já assistiram seus amiguinhos precisarem de cuidados e não receberem exatamente porque não tinham recursos necessários.

Mas este problema recebeu uma solução bem parecida com a que nós humanos temos hoje no dia a dia. Isto é, temos agora a possibilidade de contratar um plano de saúde para animais!

Sendo assim, estamos aqui hoje exatamente para te ajudar a entender melhor o assunto e mostrar que esta pode ser uma opção bastante válida para você.

Vamos conferir?

O que é um plano de saúde para animais?

Antes de mais nada é importante entender que um plano de saúde para animais funciona de maneira idêntica a um plano de saúde para pessoas. 

Isto é, esta é uma modalidade de seguro, onde os donos do pet irão pagar mensalidades para que sempre que for necessário, ter atendimento veterinário necessário sem ter que pagar os altos valores que podem chegar.

Assim, você não utiliza o seu plano a todo momento, mas sim quando precisa, e o valor total é muitas vezes maior do que a mensalidade.

O plano, por sua vez, ganha dinheiro pelo fato de que a grande maioria não vai necessitar de serviços todos os meses. Fazendo com que o valores de todos os planos somados sejam maiores do que as despesas.

Ou seja, todos ganham e tudo funciona como um seguro normal.

Qual a carência de um plano de saúde para animais?

A maioria dos planos de saúde pedem um período de carência. Isto é, você terá que pagar as parcelas em dia por alguns meses até que efetivamente tenha direito a utilizar os serviços do plano em si.

Isto garante que ninguém tente simplesmente contratar um plano para uma cirurgia ou tratamento caro específico só para cancelar o plano logo após.

No caso do plano de saúde para animais pode ser comum ter um período de carência, mas isto vai depender bastante do plano contratado. Então, é crucial que você pergunte antes de contratar.

Onde meu pet pode ser atendido?

Então, o plano de saúde para pets pode ser emitido por uma empresa de seguros ou mesmo por uma clínica específica.

No caso de uma clínica, o normal é que o atendimento ocorra somente dentro das instalações da mesma. Sendo que algumas permitem atendimento em outras filiais.

Mas em planos emitidos por empresas que são específicas para este tipo de serviço é normal que o atendimento seja bem mais amplo. Às vezes a cobertura pode até mesmo ser nacional, caso você precise viajar ou se mudar com seu pet.

Entretanto, este caso ainda tem suas limitações, já que os locais de atendimento precisam estar cadastrados junto ao plano para que seja possível receber atendimento.

Quanto precisarei pagar por consultas ou procedimentos?

Esta também é uma pergunta válida, e você precisa esclarecer com o corretor do plano antes da contratação.

Existem modalidades de plano que são bem mais baratas, exatamente porque possuem o que chamamos de coparticipação.

Se o seu plano não possui coparticipação, então você não precisará pagar nada pelos procedimentos e consultas que o plano cobre.

Mas no caso de coparticipação é possível entender quanto você vai pagar de duas maneiras. Em alguns planos é entregue uma tabela com os valores cobrados, em outros você terá uma porcentagem.

Então se a coparticipação for de 30%, você vai pagar 30% dos custos.

E há também casos onde é tudo misturado, alguns procedimentos ou consultas são por porcentagem e outras coisas por tabela.

O que um plano deste cobre?

Isto também vai depender bastante do que você contratou. Então, pergunte ao seu corretor antes de fazer a contratação.

Lembrando que quanto maior for a lista de procedimentos e especialidades, maior será a parcela e possivelmente o tempo de carência até o uso final. 

Conclusão

Como você pode ver, é possível ter um seguro para prevenir e tratar possíveis problemas que podem aparecer em seus pets. Principalmente se levarmos em consideração que muitos acidentes e doenças irão precisar de uma intervenção veterinária rápida.

Então, um plano de saúde para animais acaba sendo extremamente positivo, principalmente para o seu bolso. E é claro, traz aquele alívio de que qualquer incidente poderá contar com uma proteção capacitada e profissional.

Depois você pode aproveitar seu tempo livre e se conectar mais com seus pets através de cursos online com certificado de adestramento e outros.

Mas lembre-se, embora o plano de saúde consiga entregar um apoio incrível de atendimentos e tratamentos de urgência, o cuidado e o carinho constantes do seu pet ainda são necessários.

Por isso, é importante que você esteja sempre dando uma boa rotina de atividades, atenção, ter cuidado com a alimentação do mesmo e ainda garantir que ele tenha um espaço sempre limpo para viver.

Então por hoje é isso, esperamos que estas dicas tenham sido úteis para você. Mas se ainda houver alguma dúvida sobre o assunto, sem problemas.

Estamos à disposição para te ajudar nos comentários. Basta deixar a sua dúvida que assim que pudermos iremos te orientar.

Até a nossa próxima dica!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 4 =