O que é lead time e como calculá-lo? Definição, importância e fórmula para cálculo!

O que é lead time e como calculá-lo? Tempo é ouro. Um ditado tão famoso quanto usado, mas também verdadeiro no caso do lead time.

O horizonte temporal para a satisfação dos pedidos dos clientes é, de fato, um indicador chave, de cuja precisão dependem muitos sucessos, ou insucessos, da empresa em termos de entrega em tempo e satisfação do cliente.

Mas o que se entende por lead time? Quantos tipos de lead times existem? E como é calculado? A locação de galpão organizado pode auxiliar nesse processo? Neste conteúdo, vamos responder às suas duas principais dúvidas, que são o que é lead time e como calculá-lo. Vamos lá, leia com a gente!

O que é lead time?

Afinal, o que é lead time e como calculá-lo? O termo lead time pode assumir diferentes significados dependendo do contexto em que está inserido. Em geral, esse termo se refere ao período que vai do início de um determinado processo até sua conclusão.

Em particular, para os gerentes de produção, lead time significa “tempo de processamento”, ou seja, o tempo entre o início e o fim de um processo de produção e, em seu sentido mais geral, indica o tempo que uma empresa leva para atender a uma solicitação do cliente.

Assim, o lead time de produção abrange a aquisição e preparação de matérias-primas, sua transformação em produtos acabados e seu embarque. No gerenciamento de projetos, o termo também pode ser usado para indicar o tempo necessário para concluir uma determinada atividade ou uma série de atividades relacionadas.

Diferentes tipos de lead times

Existem diferentes tipos de lead time, nomeadamente:

  • Tempo de espera do cliente: a quantidade de tempo que leva para atender o pedido de um cliente;
  • Tempo de processamento do pedido: tempo entre o recebimento de um pedido do cliente até o momento em que o pedido de venda é criado;
  • Lead time de material: o tempo que leva para receber materiais de um fornecedor após o pedido inicial ter sido feito;
  • Lead time de produção/fábrica: o tempo que leva para um fabricante concluir um pedido após a geração de um pedido de produção;
  • Prazo de entrega: tempo entre o fim da produção e a entrega do produto ao cliente;
  • Lead time cumulativo: o tempo necessário para fabricar um produto do início ao fim, desde a aquisição de matéria-prima até a submontagem de unidades relacionadas.

Há alguns outros termos relacionados a serem lembrados também:

  • Tempo total do ciclo manual (tempo de ciclo): o número de dias necessários para concluir uma determinada atividade.
  • Takt time: a taxa na qual os produtos devem ser concluídos para acompanhar a demanda do cliente.

Por que o lead time é importante?

O lead time é um elemento central na gestão de estoques e mantê-lo sob controle significa evitar possíveis atrasos na entrega aos clientes. O lead time mal gerenciado pode levar à falta de estoque e pedidos não atendidos, incorrendo assim em lead times cada vez mais longos à medida que a cadeia de suprimentos diminui. 

Como calcular o lead time?

E então, o que é lead time e como calculá-lo? Existem diferentes maneiras de calcular o lead time, dependendo do contexto específico. Isso ocorre porque processos diferentes têm componentes diferentes, o que afetará o comprimento total.

O lead time de produção, por exemplo, além dos tempos de produção, também deve levar em consideração os tempos anteriores a ele (planejamento e suprimento) e os tempos posteriores (expedição). Podemos, portanto, resumir o que foi dito da seguinte forma:

  • Lead time de produção = tempo de pré-produção + tempo de produção + tempo de pós-produção.

No que diz respeito à gestão de estoques, o lead time, neste caso, é o intervalo de tempo entre o momento em que um pedido de compra é feito para reabastecer os produtos e o momento em que o pedido é recebido no depósito.

Os prazos de entrega dos pedidos podem variar entre fornecedores: quanto mais fornecedores envolvidos na cadeia, maior será o lead time.

Ao calcular o lead time no gerenciamento de estoque, há dois fatores principais a serem considerados: atraso no fornecimento (o período entre a colocação do pedido e o recebimento do estoque) e o atraso no novo pedido (o período que você deve esperar antes de fazer o pedido de suprimentos).

Esses dois fatores juntos representam o tempo que os fornecedores levam para processar e atender os pedidos. Portanto, a fórmula para calcular o lead time de estoque é a seguinte:

  • Lead time = atraso no pedido + atraso na entrega.

Por que a demanda é importante no lead time?

A demanda no lead time tem um papel importante, pois é utilizada para calcular o ponto de reabastecimento, dado pela soma da demanda no lead time e o estoque de segurança.

Este tipo específico de demanda se refere à demanda total registrada no período entre a emissão de um pedido de fornecimento e a entrega da mercadoria. Essa é uma demanda futura, ainda não observada na realidade, que deve, portanto, ser prevista.

A estimativa da demanda no lead time deve, portanto, ser a mais precisa possível para otimizar os estoques, ou seja, utilizar o número mínimo de estoques para atingir o nível de serviço estabelecido.

Este foi o nosso guia onde buscamos explicar de forma completa o que é lead time e como calculá-lo. Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas. Até a próxima!

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