Futebol:  um esporte feminino

Certamente você já ouviu o ditado: “Futebol não é esporte de menina! “. Devido a esse tipo de preconceito, as mulheres são afastadas de certas atividades físicas consideradas muito masculinas.

A pressão social força esses atletas a esconderem seu desejo de jogar bola. Esse medo de serem julgados só lhes permite ver os meninos jogando bola do outro lado da cerca.

Mas, felizmente, alguns se atrevem a usar sua camisa de futebol, calçar as chuteiras e correr na grama macia do estádio. O que define o esporte feminino? O futebol pode ser chamado de jogo feminino?

O que é um esporte feminino?

Desde muito cedo, as meninas são orientadas para os chamados “esportes femininos”. Pais, escolas e sociedade definem assim o gênero de uma atividade, sem levar em conta os desejos das crianças.

As áreas de lazer são reservadas para cada gênero: de um lado os meninos com bolas e carrinhos, do outro as meninas com amarelinha e pular corda. No entanto, do ponto de vista metabólico, nenhum esporte é proibido para mulheres por motivos físicos ou musculares

O futebol é um jogo feminino datas importantes

1881: Primeira partida internacional entre Inglaterra e Escócia.

1917: Primeira partida na França, duas equipes do Fémina Sport se enfrentam.

1919: Criação do primeiro campeonato francês de futebol feminino, embora a Federação Francesa de Futebol se recusasse a permitir que as mulheres jogassem.

1926: morre um jogador, o futebol feminino é descrito como um esporte arriscado e perigoso para as mulheres.

1955: O futebol feminino recomeça.

1970: O futebol feminino é reconhecido pela Federação Francesa e também é a primeira Copa do Mundo Feminina não reconhecida pela FIFA.

1971: primeiro campeonato sob os auspícios da FFF.

1991: Primeira Copa do Mundo oficial.

2001: início da Liga dos Campeões.

2018: Bola de Ouro.

As mulheres começaram a jogar futebol ao mesmo tempo que os homens. Eles sempre mantiveram a bola nos pés, mesmo quando era estritamente proibido.

A Copa do Mundo Feminina, uma celebração do futebol feminino.

Marginalizado por décadas, o futebol feminino recebeu um impulso incrível durante a Copa do Mundo de 2019 na França.

Há um bilhão de espectadores em todo o mundo que acompanham com interesse as diversas seleções femininas. Graças à perseverança e determinação desses campeões, os holofotes finalmente se voltaram para eles.

A aplicação de táticas sutis e perspicazes, suas proezas técnicas e as proezas físicas dessas guerreiras fizeram com que até os mais hostis ao futebol feminino concordassem.

As principais marcas desportivas desenvolveram gamas de vestuário e acessórios para futebolistas femininas. Eles levam em conta a morfologia, mas também a opinião desses competidores extraordinários.

Jogar futebol feminino: que prazer!

Energia benéfica

Os diversos exercícios físicos, técnicos e táticos proporcionam múltiplos benefícios para o corpo e a mente. Eles ajudam a melhorar as habilidades motoras.

O atleta deve ser capaz de manejar uma bola, conduzi-la e controlá-la com os pés. Deve ter uma verdadeira organização espacial e temporal porque é difícil orientar-se num estádio.

É preciso saber lidar com os inúmeros estímulos visuais e acústicos, suportar o contato, antecipar as mudanças de direção e controlar o jogo aéreo. A força e a velocidade desenvolvem-se rapidamente graças ao treino específico.

O sistema cardiovascular é fortalecido, e o futebol é, acima de tudo, um esporte de resistência que alterna jogo rápido com desaceleração, um verdadeiro prazer para o coração. 

Uma ótima escola para a vida

O futebol também ensina habilidades sociais importantes: cooperação, gosto pelo esforço e respeito às regras. Adquirir essas habilidades é essencial para o sucesso na escola e no trabalho.

Como fator de socialização, o jogo coletivo oferece a descoberta de novas amizades e estabelece o fair play.

Jogos internacionais abrem intercâmbios entre diferentes línguas, costumes e religiões. Essa descoberta enriquecedora permite uma melhor percepção das relações humanas. Gera sentimento de solidariedade e fraternidade.

As meninas se orgulham de brincar na chuva, se sujar e se machucar. Aceitam todas as peculiaridades de um esporte ao ar livre.

O futebol é definitivamente um esporte feminino também. As predisposições naturais das nossas meninas estão perfeitamente adaptadas à prática do futebol.

A força de vontade, diligência e coragem que as mulheres mostram todos os dias são qualidades esportivas essenciais.

Aproveite e conheça a Bet Pix, apostas online com saque rápido, saiba mais

Nos dias de hoje, muitos esportes não possuem mais essa restrição de gênero. Seja para jogar no estádio ou fazer uma aposta do brasileirão, seja jogador ou torcedor, o esporte dá espaço a quem tem o desejo de fazer parte.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *