Customer experience: o que vale a pena colocar em prática?

Para iniciarmos, vale a pena considerar o que é um customer experience. Você já se deparou com esse termo antes? Provavelmente, sim! Afinal, é bem comum no mundo dos negócios pois tem relação com a experiência do cliente em toda a sua jornada de compra. 

Desse modo, desde uma camiseta impressa com o logo da marca, até presenciar um cliente comprando e consumindo um produto em uma loja física, é considerado como uma jornada. Além disso, ele pode consumir de diferentes formas, seja através de materiais impressos ou através da mídia online, ou seja, existem diversas formas para estimular essa interação. 

De acordo com dados disponíveis na internet sobre o mercado consumidor, 56% do público afirma que devido a uma experiência ruim, desistiram de efetuar uma compra. Outro dado relevante para o setor é que 96% consideram relevante a qualidade do contato com a marca para garantir a fidelização.

Por esses e outros motivos, vimos o quanto vale a pena investir na qualificação de serviços, suporte ao público, atendimento personalizado e muitas soluções que priorizam essa relação. 

Agora, vamos descobrir o que vale a pena colocar em prática!  

De fato, como vimos, é imprescindível montar um plano de ação a fim de colocar algumas ideias e estratégias em prática a fim de tornar essa jornada a mais agradável possível! 

Portanto, para isso, o primeiro passo é estudar o perfil do seu consumidor e coletar dados que representem as suas necessidades e expectativas para que, então, você consiga identificar as soluções mais adequadas e, assim, ofereça um serviço de qualidade. Bom, vamos lá! Confira, a seguir, algumas das ações para aplicar no seu negócio: 

  1. Mensagens automáticas 

Quando falamos em agilidade e eficiência, com certeza, vale lembrar do potencial das mensagens rápidas, não é mesmo? De fato, é uma solução útil e cada vez mais necessária para muitos setores. Além de facilitar a interação, essa estratégia consegue atender melhor e mais rápido as necessidades imediatas ou, até mesmo, para algum tipo de comunicado, lembrete e muito mais! 

  1. Omnichannel 

Essa tendência veio para unir negócios virtuais a uma experiência presencial e viceversa. Podemos dizer que mesclar estratégias online e offline é a grande oportunidade desse momento, a fim de garantir ao cliente essas múltiplas vivências, além de aumentar as oportunidades de crescimento e alcance da sua empresa no mercado. 

  1. Conteúdo relevante 

Dispor materiais ricos tanto no âmbito virtual e impresso, é uma das estratégias que mais aproxima a sua empresa dos seus potenciais clientes. Seja através de um post na rede social ou por meio da disponibilidade de um E-book, por exemplo. Todas essas formas são meios para prolongar a interação com o público, além de ser uma grande oportunidade para agregar valor e estabelecer mais credibilidade. 

  1. Atendimento personalizado 

Desde uma ligação por meio da central de atendimento, até a compra em uma loja física, é de extrema importância fazer com que o seu cliente se sinta valorizado! Portanto, quando a interação for humanizada, é indicado a padronização de conversas e processos, visando a qualificação do suporte ao cliente. 

Quanto ao espaço físico, por exemplo, é importante considerar todos os sentidos do cliente para que atendam às suas expectativas visuais, auditivas, olfativas e muito mais! Já no âmbito virtual, invista em tecnologias, como o envio de SMS, mensagens automáticas, Chatbots e outras soluções que tornem o seu Customer Experience agradável! 

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