5 dicas para otimizar o envio de e-mail marketing para aumentar as taxas de abertura e conversão

Atingir o cliente de maneira assertiva, envolvê-lo e conduzi-lo até o momento de compra não é uma tarefa fácil. Otimizar o envio de e-mail marketing é uma ótima maneira de aprimorar suas campanhas e melhorar suas taxas de conversão, veja algumas dicas valiosas sobre este assunto, a seguir.

Quais as vantagens de apostar em campanhas de e-mail marketing?

O envio de e-mail marketing é uma ótima forma de se conectar com o seus consumidores de uma forma mais personalizada e direta. 

Uma vez que você tem um contato pessoal que o cliente escolheu te fornecer, os benefícios são diversos, veja alguns:

  • o e-mail é um canal acessível onde é possível atingir seus clientes de uma forma barata, rápida e prática;
  • é possível manter contato frequente com um consumidor de forma a conduzi-lo até o momento de compra ou buscar vendas recorrentes e fidelização;
  • é um tipo de comunicação muito barata quando comparada ao investimento para alcançar um determinado público através de uma campanha de Facebook Ads ou Google Ads, por exemplo;
  • com as ferramentas certas é possível fazer a segmentação de contatos e enviar mensagens muito mais personalizadas para estabelecer uma relação sólida e de confiança;
  • permite que você atinja o seu consumidor em todas das etapas do funil de conversão do e-commerce e ajude-os a caminhar até a compra;
  • garante acesso a uma série de funções como: se posicionar como especialista, vender produtos e serviços, fazer upsell e cross-sell, crescer enquanto marca e muito mais.  

Top 5 dicas essenciais para otimizar o envio de e-mail marketing

Agora que já ficou claro as vantagens de fazer o  envio de e-mail marketing para uma base de leads, separamos aqui 7 dicas que você precisa conhecer para melhorar a qualidade das suas campanhas e aumentar a taxa de abertura das mensagens, as visitas ao seu site e, claro, as conversões em vendas.

Aumente a captação da sua base de e-mails

A primeira regra para um envio de e-mail marketing eficiente é sempre manter sua base de leads atualizada. 

Procure acompanhar a taxa de entrega dos e-mails para limpar contatos inativos e deixar sua lista de contatos com maior percentual de consumidores ativos e engajados.

Uma dica importante é a de separar e nomear as listas de contatos e buscar categorizá-las, desta forma, você adianta o trabalho na hora da segmentação.

Além disso, crie áreas para captação de leads, seja no seu site, por meio de pop-ups, por exemplo, redes sociais ou outros locais.

Saiba mais: 8 dicas infalíveis de e-mail marketing para loja virtual

Invista em uma boa ferramenta de automação

Tire da cabeça a ideia de que é possível fazer o envio de e-mail marketing de maneira manual, por menor que seja a quantidade de contatos. 

Além do trabalho maior, existe uma boa chance de muitos e-mails irem para a caixa de spam.

Por isso, vale a pena conhecer algumas das ferramentas e softwares de automação que permitem que você desenvolva o layout e as funcionalidades dos e-mails, faça o disparo e automatize e-mail de resposta para cada ação criando os fluxos de e-mail automatizado.

Aposte em boas práticas do envio de e-mails

Sempre que criamos uma campanha de e-mail marketing queremos que as mensagens cheguem corretamente e sejam lidas, certo? 

No entanto, algumas ações como o envio excessivo pode acabar impedindo que a mensagem chegue ao lead, fazendo ela cair na caixa de spam, por exemplo.

Por isso, controle bem a frequência de envio observando a taxa de entrega e abertura, teste todos os links, confira se as imagens estão demorando para abrir e verifique se está responsivo antes de enviar. 

Crie conteúdo de qualidade e relevante a persona

De nada adianta você ter um contato direto que o cliente escolheu te dar se você mandar o mesmo conteúdo para todos os contatos, não é mesmo? 

As campanhas de e-mail marketing, antes de tudo, devem ter propósito, devem ser segmentadas e personalizadas.

Por isso, invista tempo e dinheiro produzindo um conteúdo de qualidade e que seja realmente relevante para aquele lead que receberá as mensagens.

Realize a segmentação de acordo com o engajamento

Os e-mails possuem uma grande capacidade para envolver o consumidor de modo a apresentar as opções que façam com que eles sigam avançando na jornada de compra até a conversão.

No entanto, para que isso funcione você precisa criar fluxos de e-mail que sejam criados de maneira estratégica e isso só será possível através da segmentação correta em cima do engajamento que os próprios contatos tiverem com as campanhas.

Por isso, a dica aqui é justamente que você utilize as taxas de abertura e os cliques dentro do e-mail como um termômetro que irá indicar qual deve ser o próximo e-mail enviado para cada segmentação. 

E aí, já sabe como realizar o envio de e-mail marketing? Escolha sua plataforma, crie sua estratégia e comece a estreitar seu relacionamento com seus clientes. Gere mais vendas, aproveitando o engajamento de quem já conhece a sua empresa. 
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *