10 LUGARES IMPERDÍVEIS DE BERLIM
Planejando uma viagem a Berlim e quer descobrir quais são os lugares que não pode perder? Você veio ao lugar certo! Berlim é uma cidade vibrante, repleta de história, cultura e uma atmosfera única que atrai visitantes de todo o mundo. Neste guia, vamos explorar os 10 lugares imperdíveis que você deve incluir em seu roteiro de viagem para aproveitar ao máximo sua estadia nesta fascinante capital alemã.
Berlim é uma das cidades mais interessantes da Europa. Estabelecida durante o século XII, a capital da Alemanha desfruta de uma história longa e turbulenta, mas hoje é uma cidade cosmopolita que combina criatividade, tecnologia e cultura rica.
A cidade preserva orgulhosamente seu patrimônio histórico e, portanto, oferece muitos locais interessantes para visitar.
Desde a Alexanderplatz, até o Reichstag, um edifício histórico do Império Alemão do século 19, Berlim oferecerá uma excelente experiência a todos os turistas que gostam de história.
Esta cidade fascinante é um dos destinos de férias mais procurados da Europa. Por isso, preparamos esse post especialmente para você que também deseja conhecer a Alemanha.
Boa leitura!
1- Alexanderplatz
Geralmente chamada de Alex pelos berlinenses, a Alexanderplatz é uma das maiores praças da capital alemã.
Localizada no centro de Berlim Oriental, é um importante centro de transportes cercado por lojas de departamento e shoppings centers.
Em uma mesa em uma das lanchonetes perto da Brunnen der Volkerfreundschaft (a fonte da amizade), você observará os vestígios da arquitetura socialista exibida em monumentos como a Torre Estação de Televisão com 365 metros de altura e o Relógio Mundial da Urania, erguido em 1969.
Os hotéis ao redor de Alexanderplatz são o ponto de partida perfeito para visitar a capital alemã.
2- Portão de Brandemburgo
Hoje um símbolo de paz e unidade, o Portão de Brandenburgo é sem dúvida o local mais importante de Berlim.
Na véspera de Ano Novo, cerca de 1 milhão de pessoas visitam este monumento neoclássico do século 18 ligado à história da cidade.
Devido ao seu significado histórico, é melhor chegar cedo pela manhã para evitar as multidões. A área ao redor está repleta de bares, restaurantes e bancas de comida.
Por isso, não se preocupe com as suas refeições!
3- Ilha dos Museus
Chamada Museumsinsel em alemão, a Museum Island é uma coleção de 5 museus de classe mundial, na parte norte de uma ilha no centro da cidade, localizada no Rio Spree.
O complexo do museu que ocupa o extremo norte da ilha é um Patrimônio Mundial da UNESCO e oferece uma verdadeira jornada pela história.
Entre o altar e o portão de Ishtar do Museu Pergamon e o busto de Nefertiti, mantido no Museu Neues (novo museu), a Ilha dos Museus é um local que vale muito a pena ser visitado.
Você pode comprar um passe de 3 dias para visitar os museus no seu próprio ritmo. Desse modo, não precisará fazer nada com pressa.
Até porque, não faz sentido visitar um museu com pressa, não é mesmo?
4- Mercado de pulgas Mauerpark
O mercado de pulgas Mauerpark é um ótimo lugar para passar um agradável domingo de compras. De móveis e roupas a antiguidades, uma grande variedade de itens novos e usados estão disponíveis nas bancas deste mercado movimentado.
Além disso, ele sempre atrai turistas do mundo inteiro o ano todo!
Muitas barracas oferecem pratos locais e internacionais, para acompanhar com uma cerveja ou um copo de vinho.
Às 15h, os visitantes podem ir ao anfiteatro para assistir ou cantar junto com o karaokê, uma atividade de lazer realizada com frequência por lá.
Popular, moderno e festivo, o mercado de pulgas Mauerpark é imperdível em Berlim.
E, claro, não deixe de provar as famosas cervejas alemãs!
5- Palácio do Reichstag
Construído no final do século XIX, o Palácio do Reichstag é um dos monumentos mais históricos de Berlim.
Localizado ao norte do Portão de Brandemburgo, foi reconstruído na década de 1990 e seu telhado era equipado com uma enorme cúpula de vidro.
Recomendamos que você faça uma reserva com antecedência se quiser evitar filas para entrar.
Ele fica a 150 metros ao norte do Portão de Brandenburgo, na parte oeste do centro da cidade
6- Currywurst
À venda em quase todas as esquinas, o currywurst é um dos itens mais populares em Berlim e na Alemanha.
Existe até um museu dedicado à sua história na Schützenstrasse, perto do Checkpoint Charlie.
Inventado em Berlim em 1949, o currywurst consiste em uma salsicha de porco grelhada e fatiada, coberta com um molho feito de ketchup, curry e outras especiarias.
Geralmente é servido em um prato de papel com um garfo pequeno. O Imbib da Konnopke na Schonhauser Allee 44B e o Curry 36 em Mehringdamm estão entre os lugares mais renomados para experimentar a genuína currywurst berlinense.
7- Memorial do Holocausto
Localizado ao sul do Portão de Brandemburgo, o Memorial do Holocausto, cujo nome oficial é Memorial aos Judeus Mortos da Europa, é um local dedicado a uma das mais terríveis tragédias do século XX e que visa homenagear às suas vítimas.
Seus 2.711 blocos de concreto de diferentes alturas despertam emoções profundas ao recordar os trágicos eventos que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial.
Ele fica localizado a 250 metros ao sul do Portão de Brandenburgo, na parte oeste do centro da cidade.
8- Kurfurstendamm
Essa é uma das ruas mais animadas de Berlim. Semelhante aos Champs-Élysées em Paris, Kurfurstendamm é uma avenida de 4 quilômetros que se estende do monumento Beton-Cadillacs, a oeste, até a Igreja Memorial Kaiser Wilhelm, a leste.
Se você procura luxo, reservar um hotel perto de Kurfurstendamm é a sua melhor opção.
A rua também reúne um grande número de lojas sofisticadas, além de marcas acessíveis, como Bershka e H&M. Kurfurstendamm também abriga uma das principais lojas de departamento de Berlim, a KaDeWe.
Ela fica localizada a 600 metros ao sul da estação Berlin-Charlottenburg.
9- O Wasserturm no distrito de Pankow
Localizado a 1,5 km ao norte da Alexanderplatz, em Prenzlauer Berg, o Wassertum é a mais antiga torre de água de Berlim.
Este local histórico fica em uma área cheia de restaurantes que oferecem todos os tipos de especialidades.
O Gugelhof, por exemplo, é um estabelecimento antigo na Knaackstrabe, que serve pratos da Alsácia e do sul da Alemanha. O Café Anna Blume, por outro lado, é um local agradável na esquina da Kollwitzstrabe e Sredzkistrabe.
É particularmente famoso por seu café da manhã. Os fãs de fondue com vinho não devem deixar de conhecer também o Ars Vini na Sredzkistrabe.
No menu estão todos os tipos de fondues que você pode imaginar! Ele fica localizado a 1,5 km ao norte de Alexanderplatz.
10- Passe uma noite em Prenzlauer Berg
Prenzlauer Berg é a melhor área para uma ótima noite em Berlim. As ruas ao norte de Kollwitzplatz têm uma grande variedade de bares legais.
Se você quiser provar cervejas, o Monterey Bar na Danzigerstrabe atenderá às suas expectativas.
Ele oferece nada menos que 250 cervejas alemãs e internacionais. Se procura um local moderno e original, vá até o WohnZimmer na Lettestrabe.
Para absorver a atmosfera de um bar à moda antiga de Nova York, no coração de Berlim, aproveite para experimentar uma bebida no Badfish Bar, na Stargarder Strabe.
Berlim é conhecida popularmente como a “cidade da liberdade”. Em cada canto da cidade, você respirará inovação, arte e modernidade, mas sempre aliada ao passado conturbado da capital alemã.
Berlim não é o tipo de cidade para se visitar em poucos dias. Cada canto da capital vale a pena ser explorado, e se você fizer um passeio com pressa, certamente perderá muitas coisas legais.
Gostou da ideia de conhecer Berlim? Deixe o seu comentário abaixo, e aproveite para clicar aqui e descobrir como contratar o melhor seguro viagem antes de sair do Brasil!
10 Destinos Essenciais para Explorar em Berlim
Berlim é uma cidade rica em história e cultura, com uma infinidade de atrações para todos os gostos. Dos monumentos históricos aos vibrantes bairros modernos, há algo para todos os tipos de viajantes. Este guia destaca 10 lugares imperdíveis em Berlim, incluindo marcos famosos, museus fascinantes, parques encantadores e muito mais, garantindo que sua visita à capital alemã seja memorável e enriquecedora.
Quais são os 10 lugares imperdíveis de Berlim mencionados no artigo?
Os 10 lugares imperdíveis de Berlim incluem o Portão de Brandemburgo, o Muro de Berlim (East Side Gallery), o Memorial do Holocausto, a Ilha dos Museus, o Reichstag, o Checkpoint Charlie, o Parque Tiergarten, a Alexanderplatz, o Bairro Judaico e o Museu DDR.
O que é o Portão de Brandemburgo?
O Portão de Brandemburgo é um famoso monumento histórico localizado em Berlim, símbolo da cidade e da unificação da Alemanha.
O que é a East Side Gallery?
A East Side Gallery é uma seção remanescente do Muro de Berlim que foi preservada e transformada em uma galeria de arte ao ar livre, coberta por murais coloridos e expressivos.
O que é o Memorial do Holocausto?
O Memorial do Holocausto é um monumento em homenagem às vítimas judias do Holocausto, localizado no centro de Berlim.
O que é o Reichstag?
O Reichstag é o edifício do parlamento alemão em Berlim, conhecido por sua cúpula de vidro e vistas panorâmicas da cidade.