Categories
My Blog

A Gastronomia italiana no RS

A imigração italiana deixou uma marca única na gastronomia do RS, os restaurantes e as comidas típicas da região foram fortemente influenciadas por essa história.

Conheça o Passeio maria fumaça gramado

Um bom roteiro turístico pelo Estado, principalmente pela Serra Gaúcha e Vale dos Vinhedos, envolve experimentar as comidas típicas da região. As receitas passadas de geração por geração dentro dos núcleos familiares, permitem uma vivência única para o paladar.

Assim há algumas cidades da Serra Gaúcha onde será possível encontrar muitas opções de restaurantes para experimentar essas delícias.  Caxias do Sul, Canela, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves são algumas delas.

Nas mencionadas cidades, há diversos restaurantes, bares e docerias onde você poderá apreciar algumas iguarias que fazer parte da cultura gastronomia do Estado.

Veja como fazer o passeio de maria fumaça em gramado

Há também, alguns pratos que você não pode deixar de provar, pois são delícias que fazem parte da tradição culinária deixada pelas origens italianas. É o caso do galeto, que era uma refeição típica da época colonial, está inclusive entre o top 3 de pratos principais do Rio Grande do Sul.

Há história desse prato está ligada a imigração, no período colonial era comum organizar passarinhadas para os dias de festa. Mas a caça dos passarinhos foi proibida, assim os italianos passaram a utilizar o galeto.

Conheça o Passeio maria fumaça gramado

A polenta é outro prato típico que foi introduzido pelos imigrantes, pode ser preparada em diversas versões a partir da farinha de milho. Na Serra Gaúcha há até evento organizado para celebrar o legado da gastronomia italiana na região, é o Polentaço, onde essa iguaria é a atração principal.

O capeletti é uma iguaria trazida pelos italianos que também é muito consumida por lá, é uma espécie de sopa, onde uma massa recheada com carne ou frango é servida em um caldo delicioso.

Veja como fazer o passeio de maria fumaça em gramado

Há ainda uma das sobremesas mais apreciadas por lá, é o sagu, que também possui origem italiana. Todas essas iguarias e diversas outras podem ser encontradas em restaurantes, docerias e delicatessens do Rio Grande do Sul. Portanto, um tour gastronômico deve fazer parte de qualquer roteiro de viagem pela região, caso contrário, boa parte da experiência será perdida.